Navegando no Dilúvio de Informações: 10 Princípios Essenciais para Aprender e Evoluir
Navegando no Dilúvio de Informações: 10 Princípios Essenciais para Aprender e Evoluir

Navegando no Dilúvio de Informações: 10 Princípios Essenciais para Aprender e Evoluir

Eu não sei você que está lendo, Mas ultimamente eu estou bem cansado. Mas não se trata de um cansaço físico que se cura com uma boa noite de sono. Eu ando meio cansado de tanta informação que chega até mim através das inúmeras redes sociais e aplicativos. Sem contar nas demandas normais da vida, que parecem que estão aumentando muito à medida que exigem da gente conectividade e interatividade 24 horas por dia. 

Neste post, eu gostaria de passar alguns “hacks” que eu utilizo que me permitem continuar aprendendo coisas apesar de ter que dar de conta da família, trabalho e conectividade em excesso. 

1. Vá devagar, nada feito às pressas sem reflexão serve

Você já reparou o quanto estamos nos tornando pessoas ansiosas? Queremos tudo para ontem, ao tempo de um click e se as coisas não saem exatamente como nós queremos logo ficamos frustrados e o que era pra ser algo pequeno, acaba estragando o nosso dia todo. Nosso modo de produção tem nos levado a fazer tudo de maneira muito ágil sem levar em conta a qualidade daquilo que estamos fazendo. Isso me lembra algo que já acontece a algum tempo. 

Necessitamos de tempo para refletir, tomar decisões e entregar a nossa melhor arte. Nada feito a toque de caixa serve. 

Hoje em dia, estão usando a sua pressa para que você não tome decisões racionais e acabe comprando coisas por impulso. Cuidado!

Se alguém quer usar a minha pressa para que eu tome uma decisão de compra sem pensar, isso já aumenta a minha rejeição por essa pessoa/empresa ou produto. 

Exercite a sua paciência, gaste tempo, gaste as horas que forem necessárias para entregar o seu melhor trabalho

A catedral de Notre Dame em Paris levou 200 anos para ficar pronta e até hoje impressiona a humanidade com a sua beleza


2. Desconecte-se

Se o grande problema da nossa falta de tempo e de atenção é o excesso de estímulos, desconecte-se pelo tempo que for necessário. Este é o motivo pelo qual eu não tenho mais facebook nem instagram. Se algo consome demais o meu tempo e a minha atenção, que são ativos preciosíssimos, eu preciso me livrar disso o mais rápido possível. 

Vai doer. A gente pensa que precisa daquela dose instantânea de dopamina fornecida pelos vídeos rápidos, mas vá por mim, a gente não precisa. E com isso, recaímos no próximo princípio:


3. Cuidado com os excessos- às vezes menos é mais

É provável que você não precise de tudo que você tem, em especial, de todas as suas opções de entretenimento. Foque apenas no essencial e elimine o resto. 


4. Não somos o centro do universo e ainda bem por isso

Ainda bem que não somos o centro da atenção das pessoas. Às vezes o medo de sermos julgados pelos nossos erros faz com que a gente nem tente aprender, explicar ou expor nossas ideias. Enquanto escrevo neste blog ou gravo vídeos no youtube, tenho certeza que alguém julgará as minhas ideias. Mas não faço nada pensando nos críticos, senão não teria forças para continuar fazendo. Faço pensando em minha própria jornada e nas pessoas que eu posso ajudar compartilhando o que eu aprendo. 


5. Não tenha preguiça

O processo para produzir qualquer coisa de excelência é árduo e demorado muitas das vezes. Precisamos sentir satisfação ao longo do processo, vencer as curvas de aprendizagem e ir além do que as pessoas estão dispostas a ir. 

Sempre que eu falo sobre isso, me vem a mente aqueles meninos asiáticos que gastam horas confeccionando impressionantes esculturas em madeira com uma grande riqueza de detalhes. 


6. Cuidado com os confortos da vida moderna. Tudo tem um preço

Ás vezes esse excesso de conforto pode nos custar o tempo, a saúde física, nossa privacidade, ou nossa paz de espírito, quando por exemplo, somos importunados por anúncios repetitivos e irritantes querendo dizer que a gente não é feliz por não termos determinado produto. É tudo mentira. Você não precisa de tudo isso. Como seres humanos, estamos muito bem, apesar de não termos o último lançamento do telefone da maçã. 


7. Tempo não é dinheiro. Tempo é vida. Não troque todo o seu tempo por dinheiro que isso não te tornará mais feliz! 

Somos acostumados desde pequenos a ouvir a frase tempo é dinheiro. De fato, tempo é dinheiro quando você resolve fazer essa troca. A grande diferença é que dinheiro a gente recupera, mas o tempo perdido nunca volta. 

O dia tem 24 horas para mim, para você e para o homem mais rico do mundo. Por isso que eu recomendo que você dedique um tempo para você, para os seus projetos e não viva apenas em um loop infinito onde você só vende seu tempo, fica cansado, gasta seu dinheiro, descansa e volta no dia seguinte para trocar as melhores horas do seu dia por dinheiro. 


8. Sua atenção vale ouro. Não a desperdice com o que não vale a pena nem negue-a a quem precisar dela

A atenção é o ouro dessa era da informação. As redes de anúncios são verdadeiros leilões para ficarem nos melhores lugares das nossas telas chamando a nossa atenção para que a gente possa gastar nosso suado dinheiro. E quanto mais tempo estamos no mundo On-line, mais deixamos de viver a vida Off-line. E off-line é a única forma de se viver a vida. Ainda bem que as pessoas ainda não migraram totalmente para a vida no metaverso usando os seus óculos de realidade virtual. Já pensou, que catástrofe?!


9. Silêncio vale ouro hoje em dia

Todo mundo tem algo a dizer. Um barulho, um buzz para soltar nas suas redes sociais, uma opinião sobre qualquer tema aleatório que está no hype. E o silêncio? Quem está disposto a colaborar com um pouquinho do silêncio que cria gênios hoje em dia? 


10. Clareza mental também vale ouro

Clareza mental para mim significa saber calar todas as vozes dissonantes que ecoam dentro da nossa cabeça e ouvir uma única voz. A da razão. Da lucidez. Não dar ouvidos à coletividade ou àquelez que alugam nossos ouvidos querendo sua atenção a todo custo mas manter a todo custo a paz e a tranquuilidade necessária para tomar decisões estratégicas, resolver problemas e desembaraçar todo pensamento que está desorganizado, truncado. Precisamos disso todos os dias. 

Exercitar estes princípios vale muito a pena. E você? Do que você gostou? O que tem feito para continuar evoluindo diante dessa avalanche informacional? Eu te desejo muita paz e seenidade para que você possa alcançar os seus objetivos sem se perder pelo caminho! 

Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *