Diário de bordo #2 – Criando uma calculadora de juros compostos com javascript em WordPress
Diário de bordo #2 – Criando uma calculadora de juros compostos com javascript em WordPress

Diário de bordo #2 – Criando uma calculadora de juros compostos com javascript em WordPress

Sejam bem vindos a mais um diário de bordo. Nesses posts eu documento a minha evolução nos estudos de programação.

Hoje eu quereo mostrar uma aplicação bastante simples mas que me desafiou a conhecer como um script em javascript se comporta no wordpress.

O WordPress é um CMS bastante versátil e intuitivo. CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo. Ele  utiliza scripts PHP encadeados em uma estrutura de uma forma que renderiza um sistema de páginas web muito útil para diversas aplicações.

A principal utilidade, sem dúvidas são os blogs.

Inicialmente eu criei essa aplicação em minha máquina local em um localhost gerado pelo liveserver do vs code. Quando se trata de colocar essa aplicação em um site wordpress, a dificuldade inicial foi onde colocar o arquivo scripts.js?

A “solução” provisória que eu encontrei foi usar o plugin wp-code para gerar o script que será carregado no header do site.

Eu publiquei o código-fonte com uma documentação do projeto no meu github (segue lá). O projeto tem um arquivo html  que eu chamei de juros_compostos.html e um arquivo scripts.js, que tem duas funções, uma função calculaSoma() e a função calculaJuros(), que é chamada pelo nosso formulário html.

Logo abaixo, segue um exemplo da aplicação. Em breve, quero implementar um rest API para puxar os dados atualizados das taxas de juros direto do sistema do banco central. Veja esta api clicando aqui – para quem gosta de finanças, é algo bastante interessante.

Apesar de bem simples, colocar a aplicação dentro de um post do wordpress deixou o formulário com um estilo bem bonito e me ajudou a entender como o javascript interage com páginas web.

Calculadora de juros compostos






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *